Sharing ; )

Thursday, January 6, 2022

Egoísta Natal _ Edição especial


POST SOUNDTRACK

Ainda não a vi impressa, mas a mais recente edição especial da Egoísta já anda por aí.
O tema é "Natal".
Esta ilustração acompanha um texto da cantora e compositora Márcia, sobre a verdadeira harmonia dos natais da infância. Eu, no meu exercício ilustrativo, fui transportado pela sua construção narrativa aos meus harmoniosos e distantes natais de infância.
Aqui fica o resultado.
No site da revista encontra-se uma pequena referência biográfica de cada colaborador. 
A minha já tem alguns anos. Numa perspectiva de aferição de actualidade entreguei-me à sua leitura… e aqui a reproduzo.
… com votos de BOM ANO ; )


Edição Especial . Natal



Rodrigo Prazeres Saias. Faro | 1973. Licenciado (pré-Bolonha) em Design de comunicação pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa. Designer e ilustrador, com um percurso transversal pelas artes plásticas através do desenho como um fim em si mesmo. 

Membro integrante da equipa original do atelier 004 (004 f*@#ing ideas), desenvolve o seu percurso gráfico através de projectos nas várias vertentes do design de comunicação dos quais se destacam projectos editoriais, expositivos e de sinalética.

Enquanto ilustrador colabora com alguns dos mais prestigiados jornais portugueses, destacando-se ilustrações para capas dos jornais Público e Diário de Notícias, bem como colaborações regulares com as Revistas Egoísta, Index (suplemento semanal do jornal i) e revista Pública (suplemento semanal do Jornal Público). Nesta vertente, destaque ainda para a obtenção de um Merith Award da Society of Publication Designers (NY, USA) em ilustração. A nível editorial são também dignas de menção colaborações com as editoras D. Quixote, Porto Editora, Asa editores, Raíz Editora, entre outros.

Obteve mais de 30 prémios nacionais e internacionais pelo seu trabalho de design e/ou ilustração, com destaque para um Best Cover APEX Award (EUA)  pelo design da capa da edição “Guerra” da Revista Egoísta.

Enquanto artista plástico desenvolve trabalho através do desenho de grande formato, como um fim em si mesmo, explorando, por vezes, técnicas, referentes e  materiais não convencionais, como seja a utilização de sangue de animais como matéria pictórica. 

No comments: