Sharing ; )

Friday, July 10, 2020

[ Noite no Museu #1 ]



Ora aí está ele…
O livro "Noite no Museu" está já disponível na loja do Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.
Uma edição Ciência Viva/Pavilhão do Conhecimento, com texto de Rosalia Vargas (Presidente da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, e, Directora do Pavilhão do Conhecimento), compondo uma bela estória para a qual tive o prazer de conceber ilustrações.

Durante um período alargado de trabalho muito intensivo, no qual risquei uma grande quantidade de folhas de papel, andei muito entusiasmado, a converter em imagens, as aventuras idealizadas pela Rosalia para este conjunto de personagens – pequenos cientistas aventureiros – que deambula pelos corredores do Pavilhão do Conhecimento, ao longo de uma noite recheada de surpresas.
O grupo é grande e bastante diversificado, incluindo até gato e cão, tendo mesmo este último especial importância no desenrolar da estória.
A minha colega designer Joana Miguéis, acrescentou muitíssimo ao livro, através de um layout formal e cromaticamente muito dinâmico, construído através de um projecto gráfico no qual a sua experiência de mãe dedicada é, certa e visivelmente, uma influência muito relevante.
Esta aventura tem por base um programa real, através do qual, grupos de crianças pernoitam no Pavilhão do Conhecimento, vivendo, antes de dormir, uma aventura repleta de desafios cujo guião tem carácter científico.
Esta iniciativa desenvolve-se na linha programática das orientações pedagógicas do Pavilhão, cujo objectivo consiste em despertar o espírito científico nas mentes e corações dos pequenos visitantes… coisa que faz, devo dizer… com grande sucesso. Foi pelo menos o que senti na visita guiada que me foi concedida no início deste projecto.
Ao visitar o museu, fazendo o percurso por sala após sala, o visitante é estimulado através de ambientes incríveis, palco de sucessivas "surpresas" de carácter científico, em módulos interactivos e/ou expositivos, que reclamam os mais profundos interesse e curiosidade…
A oferta de interactividade passa também por vários workshops desenvolvidos em instalações integralmente pensadas, construídas e equipadas para o efeito, e inclui iniciativas que vão desde a criação química de gelatina pegajosa (com enorme potencial de deslumbramento das crianças frequentadoras desta atividade), até ateliês de mini-robótica e atividades de laboratório.
Imagino que esta experiência de visita desperte muitas vocações científicas nos pequenos futuros adultos que dela desfrutam. Espero mesmo que sim… planeta e respectivas sociedades estão profundamente necessitados de geniozinhos inspirados, que inventem soluções brilhantes para os enormes desafios que se avizinham..
Em posts futuros mostrarei a minha procura por perspectivas, ângulos e abordagens que constituíssem factores de enriquecimento visual e narrativo para esta aventura.


No comments: