Friday, April 26, 2013
[ Auto da Barca do Inferno – Cena V _ O sapateiro ]
Grande parte do trabalho para o "Diálogos 9" da Porto Editora é dedicada ao Auto da Barca do Inferno, Escrito por Gil Vicente, representado pela primeira vez em 1517.
Ao reler os textos que compõem a obra voltei a constatar como muita desta sátira parece talhada em função do panorama dos dias de hoje.
Na actualidade das suas obras de crítica social, ao enorme talento de autores como Gil Vicente e Eça de Queiroz, alia-se a efectiva estagnação ética e conportamental da sociedade analisada de forma transversal.
Esta ilustração é uma das que me deixaram mais satisfeito. Fiquei especialmente contente com o tratamento para o personagem d'O Diabo, (o capeta, o tinhoso, o cornudo, o belzebu), capitão e timoneiro do batel infernal.
Ao considerar eventuais características formais para representar esta figura houve uma imagem que imediatamente tomou conta da minha imaginação… a dos caretos transmontanos… figuras da cultura popular portuguesa que sempre me fascinaram.
O seu carácter assustador e a atitude persecutória… as máscaras misteriosas e intimidatórias… as cores vivas, como se de animais exóticos se tratasse.
À sua frente o sapateiro intimidado mas ao mesmo tempo zeloso pelo que é seu… condicionado tanto pelo medo como pelo sentimento de propriedade.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment