O meu estirador parece uma parede de Lascaux (daquelas mais pequenas… de canto, ao fundo… evidentemente).
Rabiscos de animais variados entrecruzam-se, sobrepõem-se… atravessam-se uns no caminhos dos outros, e vice-versa.
Tal como em Lascaux, os exemplares representados são de espécies diferentes.
A escala de representação varia de exemplar para exemplar… é inexplicavelmente mutante.
Não há também coerência na tipologia taxonómica… aparecem bovinos e caprinos… alguma caça grossa… daquela que tem capacidade para fazer estrago no caçador, emparelhada ainda com caça fina, daquela outra que é passível de ser abatida em dias de sorte com mero arremesso de um pau em modo rodopiante… É um universo totalmente incoerente.
A diferença de peso representativo dos vários espécimes poderá indiciar uma qualquer propiciação mágica de carácter xamânico… serei eu um Xamã… sem saber?
Desenho javalis enormes dominando a composição…
Tratar-se-á da evocação da força de investida dessa bizarra besta florestal? Admirá-los-ei, portanto… Mas se assim for, que dizer da conjugação com airosas perdizes? … encontrar-me-ei invocando também algum dos seus distintivos e particulares atributos?
Para baralhar ainda mais…
É impossível não constatar imediatamente a existência de uma representação de um bovino invertido.
Será que a inversão é apenas constatada pelo observador que vê os restantes animais como estando “direitos”? Ou, tratar-se-á da inversão, não da representação, mas sim da mão que a representa?… como que uma rotação corporal do artista cavernal, para melhor aproveitar os trejeitos estruturais daquela zona das paredes irregulares?
Explorando ainda outra hipótese interpretativa… far-se-ia daqui por muitos anos, o cruzamento entre os vestígios alimentares eventualmente presentes no solo do local que habito em vida, com os componentes ósseos musculares e tendinosos conhecidos como próprios das espécies representadas. Explorar-se-ia assim a hipótese de eu desenhar o que por cá comemos.
Tudo isto é estranho e incompreensível…
Apesar destas considerações que me coloquem em paralelo com contextos da pré-história, continuo eu na escuridão, relativamente ao por mim tão procurado esclarecimento sobre os mistérios da antiga humanidade : (