Que importa a carne e o osso
Das irmãs e das mães e das crianças?
Fernando Pessoa, Poesias – Heterónimos
Esta cena, com poucas alterações na indumentária das figuras em primeiro plano, poderia referir-se a um grande leque de temáticas diferentes, caracterizadas pela acção decorrente no plano posterior… lá… bem ao fundo do enquadramento.
A ideia principal consiste na imperturbável obstinação dos dois senhores Persas, com o seu jogo de xadrez, enquanto a sua cidade é atacada por invasores assassinos.
É no entanto transponível para tantos temáticas relevantes do nosso quotidiano.
Substituam-se então os senhores Persas por dois cavalheiros sem turbantes, de calças de ganga e camisas de mangas arregaçadas.
Proponho agora, de várias possíveis, 3 alternativas ao fundo da ilustração.
– CENÁRIO HIPOTÉTICO 1… de vários possíveis
Todo o horizonte em chamas… Todo o céu cinzento escuro, tinto de colunas de fuligem ascendente, resultante da combustão generalizada da paisagem de fundo, num clima sobre-aquecido.
Os 47,4 graus centígrados atingidos na Amareleja em 2003 não seriam tema de conversa entre estes dois protagonistas. Nem o facto de os três anos mais quentes de que há registo a nível mundial (2016, 2019 e 2020), estarem todos encaixados na última década, ou ainda, o facto de as três últimas décadas terem sido, à vez, sucessivamente mais quentes que a anterior… tal também não seria referido entre eles.
Ali, debaixo daquela árvore, à sombra, envoltos pela brisa amena do seu contexto particular… não se está mal.
Cavalo para c3.
– CENÁRIO HIPOTÉTICO 2… de vários possíveis
Ao fundo decorre uma enorme manifestação de protesto. Trata-se de uma massa de indivíduos empunhando cartazes, e gritando de forma coordenada palavras de protesto. Na amálgama de sons, é claramente perceptível a sonoridade articulada de [ei, ái], identificando-se a sigla inglesa AI, de “artificial intelligence”.
Os protestos são convocados a nível mundial, após a inundação das redes sociais por imagens que mostram o ex-presidente norte-americano Barack Obama a pontapear uma idosa, em plena via pública. As imagens são incrivelmente realistas, e, veio posteriormente a saber-se, após filtragem por um software de fact-cheking (gerido por AI), tratar-se de um vídeo gerado por aplicações de AI. As imagens, eram acompanhadas de textos irrepreensivelmente estruturados e construídos, também gerados por AI. Esses textos estavam isentos dos erros e problemas de construção frásica que frequentemente indiciam o seu caráter falso. Essas mensagens apresentavam ideias que visavam condicionar o posicionamento político dos votantes no partido democrata norte-americano, e comprometer a sua base de apoio nas próximas eleições.
Pelo resto do mundo, diferentes tentativas de manipulação, suportadas pelo apuramento e autonomia de geração de conteúdos da AI, têm sido denunciados, e os seus estragos são evidentes,
Os cidadãos que não acedem directamente a fontes de informação credíveis, nomeadamente através da regularidade de uma assinatura, ou da compra pontual de jornais generalistas, não têm referentes para se posicionar em relação ao que chega até si através das redes sociais… Como tal, constituem-se como componentes de terreno fértil para a disseminação de conteúdos falsos de manipulação de massas.
A Democracia está em perigo.
Mas os nossos dois jogadores têm mais em que pensar.
Peão para e4.
– CENÁRIO HIPOTÉTICO 3… de vários possíveis
Os campos em fundo estão iluminados pela luz do entardecer. O atenuar da luminosidade do meio do dia, faz com que o céu apresente um azul convicto e profundo.
Sobre esse fundo azul, deambulam cinco objectos brancos.
Três deles encontram-se agora estáticos, e os restantes dois efectuam deslocações rectilíneas, interrompidas instantaneamente por paragens e/ou mudanças de direcção que caracterizam, por vezes, ângulos agudos. Estes movimentos não encaixam nas leis da física que a humanidade aplica às teorias em vigor para explicar o vôo tecnológico, e muito menos se coadunam com a ideia do vôo pilotado. As velocidades exibidas são impossíveis, e as manobras… inexplicáveis.
Nenhum dos objectos tem asas, ou quaisquer outras superfícies associáveis ao controlo do vôo. Nenhum deles tem reactores, nem liberta aparentemente gases de exaustão.
O facto de no dia 16 de Dezembro de 2017 a temática OVNI ter ascendido, de assunto risível, a tema válido, tratado em artigos sérios, por jornalistas de jornais credíveis, é ignorado pelos nossos jogadores de xadrez. As implicações da aceitação desta nova realidade para o futuro, presente e passado da humanidade, são para eles um não-assunto.
Cavalo para f6.
O assunto principal da sua troca de palavras seria, muito provavelmente a jogada que cada um deles se encontraria a executar no momento, e, entre jogadas, como assuntos secundários, existiria um alinhamento de tópicos que poderia passar pelos comentários tecidos nas redes sociais por um conjunto de “influencers”, as novidades resultantes dos episódios recentes dos reality-shows do momento, os resultados dos mais disputados campeonatos de futebol, as deambulações sociais e amorosas dos melhores jogadores de futebol do mundo, os restaurantes mais concorridos do momento… considerações sobre carros, motas e telemóveis.
Dama para h5.
…Xeque ao rei.