Sharing ; )

Tuesday, August 30, 2016

[ Train Sketching 30.08.2016 ]



As regras são simples…
São aliás do conhecimento geral…
Trata-se de apanhar pessoas desprevenidas e desenhá-las à traição. Assim… sem misericórdia.
As pobres vítimas vão serenas, geralmente a dormitar, ou a ler. Não se apercebem sequer de que estão a ser observadas… que lhes estão a registar as suas características. Quando dão por isso já é tarde. Já estão presas num caderno fechado e enfiadas numa mochila. Nada a fazer. A maior parte delas nem dá por nada.
O atacante, com a sua caneta, tem práctica. Sabe que não deve escolher por vítimas moças formosas, senhoras sózinhas… mais habituadas a intuir e detectar os constantes olhares furtivos.
Sabe que deve sim escolher cidadãos mais desgastados pela experiência exaustiva da vida, … corpos conformados com a ideia de ninguém olhar para eles. Esses constituem as melhores presas. Nem sequer interagem com o ambiente envolvente. Vão totalmente encerrados em si mesmos e entorpecidos pelos seus pensamentos.
Toda a operação tem que ser rápida… o tempo de uma curta viagem de comboio. De regresso ao covil contempla-se as presas. Eventualmente investe-se um pouco na aplicação de cor dentro do mesmo registo… cobertura rápida com movimentos ligeiros…
1,2,3 e já está… Amanhã será outro dia.

Thursday, August 25, 2016

[ Egoísta Lisboa – Lisboa Nasceu agora mesmo ]



"Quando o corpo saiu junto do entulho não era mais do que isso. Apenas um corpo. Com a luminosidade excessiva, algo terrífico, o vulto adquiriu os contornos de uma mulher. Uma mulher grávida."  
Patrícia Reis

Já anda por aí a Egoísta Lisboa. Esta edição inclui um texto da Patrícia sobre uma Lisboa arruinada… lá para 3011.

Sunday, August 14, 2016

[ Portfólio _ Revista Cáritas ]

A última revista Cáritas traz um portfolio de ilustrações minhas.
Para o construir fui remexer no meu baú de originais (um disco externo de backup duplo), e das suas profundezas retirei um conjunto de imagens que seguiu para o layout da revista, numa estrutura de duplas páginas com uma ou duas imagens por dupla.
O director da publicação, Padre José Manuel Pereira de Almeida, amavelmente chamou também à capa, que aqui reproduzo, um dos meus desenhos…
Tratando-se da Cáritas, essa opção foi de uma adequação enorme.
Feita originalmente para a Egoísta Liberdade (JUL 2010), esta ilustração é a última vinheta de uma pequena bd, para a qual, além de fazer as ilustrações, escrevi também a estória.
Passada algures na mongólia, com início às 14:27 do dia 16 de Junho de um ano incerto, e cujo primeiro balão de fala diz o seguinte:

"… passaria por alcançar uma concepção estável da existência…
…um esquema geral que parecesse poder funcionar…"

…fica aqui o link.
Esta estória teve e continuará a ter desenvolvimentos pontuais no meu blog.
; ) obrigado pela visita