Sharing ; )

Tuesday, April 26, 2016

[ Egoísta Traição # 1 _ O Capuchinho Vermelho ]


A Egoísta Traição já anda por aí…
A Patrícia desafiou-me a trabalhar sobre alguns contos infantis nos quais o conceito de traição estivesse de alguma forma presente.
Gostei muito da ideia… claro.
O lobo mau, do Capuchinho Vermelho, foi uma das primeiras personagens a confimar presença. Como é sabido, o peludo bicharoco, depois de "devorar" a avó, assume ele próprio o papel da idosa senhora, procurando assim conquistar a confiança da criança, e conseguir a necessária proximidade para também a "devorar"… assim traindo a recém-conquistada confiança.
Este universo é bizarro. Tudo é possível quando se trata de injectar uma boa dose de moral na espinha dorsal da ideologia infantil. As pobres crianças também se mostram especialmente tolerantes perante este mar de incongruências… Esses pequenos observadores perspicazes e atentos, que permanentemente surpreendem os adultos envolventes com mostras sucessivas de astúcia e crescimento rápido, na presença destes contos ficam totalmente anestesiados…
Senão vejamos:
– Lobos que depois de se cruzarem com deliciosas e tenras meninas, sózinhas na floresta, correm à sua frente para ardilosamente as esperar em casa de avózinhas… disfarçados de avózinhas… adiando o momento de as apanhar e devorar, como se para tal precisassem de algo mais do que as suas quatro patas e poderosas mandíbulas…
… Estupefação à parte devo assumir que, na altura devida, evidentemente, também eu me deixei fascinar por estas estórias…