Saturday, October 5, 2013
[ esboço de como cai o pequeno homem… ]
O que eu sei:
… de se aperceber de que a posição forçada do pé provocara o colapso da postura, até ter a informação visual de que o seu rosto se aproximava rapidamente do chão, passaram milésimos de segundo… a velocidade a que a electricidade percorreu os nervos através da coluna vertebral, até ao cérebro, que por sua vez enviou novos impulsos aos músculos convocados para os movimentos seguintes, não deixa margem para dúvidas… Não ocorreu qualquer processamento racional de informação… o que se sucedeu foi obra de puro instinto… Tal como as criaturas desprovidas de raciocínio existem, funcionam.
… O corpo cadente, em modo de autogestão, desencadeou os automatismos que possibilitariam a dissipação da energia deflagrada na queda, e, eventualmente, o aproveitamento de parte dessa energia para a elevação sequencial da massa corporal.
A dotação com, e a activação deste tipo de mecanismos só é explicável através de uma conclusão… o pequeno homem tem que ter dedicado horas incontáveis ao ensino do seu corpo. A perfeição do movimento só pode ter sido alcançada por uma via que implicou forçosamente muitas escoriações, e deixa inclusivé em aberto, a possibilidade da ocorrência passada de traumatismos graves. Desta vez, contudo, saiu ileso do episódio.
O que eu procuro:
(ou) A busca implícita no esboço:
… o corpo de Okama precipita-se em direcção ao chão… o corpo de Okama responde…
como colocou os braços, onde ficaram as mãos que entretanto continuaram a agarrar o seu bo? … como se movimentaram as pernas? qual delas deixou primeiro o chão? qual delas chegou primeiro ao chão? como protegeu ele a cabeça?
… Qual a forma mais expressiva de REPRESENTAR TUDO ISTO…?
Subscribe to:
Posts (Atom)