Sunday, August 25, 2013
[ O quiosque vermelho da avenida… ]
Realizar este trabalho para a CML deu-me uma satisfação enorme.
Sintoma inequívoco disso mesmo é quando, estando a trabalhar, dou repentinamente comigo, com um sorriso contemplativo direccionado ao ecrã… quer dizer que a coisa está a correr bem. Na elaboração destas quatro ilustrações isso aconteceu várias vezes.
Por se destinar a mupis e outdoors, fiz os originais num formato grande, o que permitiu ir a um grau de pormenor bastante apurado, tanto no desenho, como posteriormente na cor.
Tanto no quiosque como no eléctrico (editado no post anterior deste blog) foi necessário representar vidro, reflectindo a envolvente posterior. Na relidade observada, existe uma diferença entre a linguagem do objecto reflector (o quiosque com janelas de vidro) e a imagem reflectida… Aqui foi necessário transpor esse diferença para a ilustração.
O jogo de sombras traz a ilustração para a vida… Em qualquer ilustração, só quando chego à aplicação das sombras é que fico verdadeiramente descansado, conseguindo ter uma noção exacta do que vai ser o resultado final. Aqui tive muito com que me entreter.
Sunday, August 18, 2013
[ Eléctrico 28 ]
O nr 6 da Revista Lisboa, distribuída gratuitamente pela Câmara Municipal de Lisboa aos seus munícipes, tem na página 31 uma referência à campanha Lisboa é de todos. Esta campanha, promovida pela CML, é destinada a cidadãos estrangeiros a residir em Lisboa há mais de dois anos, e informa-os de que podem votar nas eleições autárquicas.
Utiliza 4 ilustrações de 4 símbolos da cidade de Lisboa.
Sunday, August 11, 2013
[ Lisboa à beira rio ]
A revista Lisboa é uma publicação da Câmara Municipal de Lisboa. É um dos veículos de comunicação mais directos entre a instituição e os seus munícipes.
Um dos temas dominantes nesta edição (click para link) é o da recuperação de parte da frente ribeirinha lisboeta. Um tema com o qual tive contacto directo, dado que frequentemente, ao fim do dia, percorro a pé a zona em causa. Acompanhei obras, andei sobre o pó de cimento, tropecei nas pedras soltas e finalmente recebi com agrado a notícia da renovada disponibilidade deste troço.
A ilustração é precisamente sobre a maravilha desse local a essa hora, e sobre a forma como a proximidade do rio conjugada com a luz do fim do dia alimentam alguma esperança por dias melhores.
A moça que representei é bastante nova, e alude sem rodeios ao futuro… realmente ao dela, e simbolicamente ao de todos nós.
Espero que os seus sonhos realmente se realizem… e simbolicamente os nossos também.
Monday, August 5, 2013
[ Desculpe mas esqueci-me ]
CarrosselMag é uma nova revista Online.
Na edição desta segunda feira é possível encontrar Desculpe, mas esqueci-me, título de um texto de Joana Stichini Vilela.
O conjunto de fotografias representado, alude à memória… a colecção de post-its com "lembretes" refere-se ao esquecimento…
Este é o tema do texto com o qual, lamentavelmente, me identifiquei em vários momentos da leitura.
Em cima da mesa está, entre outras coisas, um livro… Está relacionado com a opção de não trocar a leitura manuseadora destes maços de papel encadernado, pelo deslizar de dedos nos ecrãs de um qualquer suporte digital de ebooks. Também eu não troco… especialmente um Hemingway.
Clickando na imagem liga-se ao artigo.
Subscribe to:
Posts (Atom)