"Tudo começou com essa ideia de que estava deprimida. E deprimida era estar horas em frente à televisão com um pacote de gelado de formato familiar. A única coisa familiar na sua vida? O pacote de gelado. Triste, mas verdadeiro. Quase de uma banalidade aflitiva, ela que não apreciava clichés.
O gato escapou-se pela janela e dizem que o viram no passeio, estatelado, ainda a arfar. A porteira explicou tudo em detalhe e aplicando diminutivos irritantes.(…)"
Patrícia Reis
Friday, December 11, 2009
Capa "Natureza"
A EGOISTA 41 já anda por aí. O tema é "Natureza". A capa é uma "natureza MORTA". A imagem da capa é uma ilustração vectorial, construída em outline preto de traçado muito fino, sobre fundo branco. Está carregada de uma frieza quase cirúrgica. Ao folhear as primeiras páginas surge o seguinte texto:
"A natureza ainda não está morta… MAS já não lhe restam muitos anos de vida : ( "
Enquanto designer e ilustrador espero mesmo que alguém pense um bocadinho sobre isto.
Numa perspectiva meramente técnica… Esta ilustração não vale por si só. O conteúdo da sua mensagem só se completa no fim da frase citada, quatro páginas depois. Este tipo de entrosamento entre o design e a ilustração e os jogos que o mesmo possibilita são fascinantes e contribuem para um maior dinamismo de layout. A linguagem em que a ilustração foi elaborada potencia a ideia. Como já referi está carregada de frieza. O layout é cool e depurado… muito pouco natural.
Mas afinal trata-se de uma natureza MORTA… ou pelo menos de uma à qual já não restam muitos anos de vida.
Subscribe to:
Posts (Atom)