Sharing ; )

Saturday, January 16, 2016

[ O Cante Alentejano ]


Em várias aldeias do Alentejo, a noite de 31 de Dezembro para 1 de Janeiro foi passada no largo, à volta da queima do madeiro. A enorme pilha de madeira de azinho ardeu até à manhã do dia seguinte… Várias horas depois do sol nascido as cinzas ainda fumegavam. Entre amigos e família partilhou-se, entre outras coisas, chouriço, queijo de ovelha, pão e azeitonas, …e claro, tudo acompanhado com vinho tinto. A partir de certa hora combateu-se o frio com caldo verde quente, e um pouco mais tarde… com aguardente caseira.
Em algumas dessas aldeias foi até possível ouvir cantar.

Saturday, January 2, 2016


Woman outside on a winter night from Rodrigo Saias on Vimeo.

Click aqui para visualizar em grande formato

Bom 2016.
Ano novo... vida nova.
ANIMAr uma ilustração (conferir animus) é algo que já me atormenta há algum tempo. Já lá vão algumas experiências e várias horas de sono perdidas.
Muitos personagens que nasceram da minha caneta aspiram naturalmente ao movimento. A vida que se intui existir nestas figurinhas, imóveis nos suportes que as sustentam, ambiciona explodir e manifestar-se livremente, caracterizando o mundo que lhes pertence... e agora vida nova.
Como no salto do fotograma para o filme.
O tempo dirá quais os farrapos de acção que virão à luz neste blog.
Inegável é a magia acrescida associada a estes quadros, à medida que as suas personagens se rebelam e apoderam de uma existência mais próxima da nossa... do mundo dos vivos.
A base desta animação é uma das ilustrações que fiz para a estória intitulada "Sem remorso", que Luísa Jardim escreveu, presente nesta última EGOÍSTA.